Páginas

quarta-feira, 15 de maio de 2013

Procon: taxas médias de juros de bancos ficam estáveis em maio


As taxas médias do empréstimo pessoal e do cheque especial mantiveram-se estáveis na pesquisa realizada pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-SP) no dia 3 de maio. As taxas médias ficaram no mesmo patamar apresentado no mês de abril.

Segundo o Procon, apenas um banco (Bradesco) aumentou a taxa de empréstimo pessoal. Apesar disso, a média manteve-se em 5,22% ao mês. Já a taxa média do cheque especial ficou em 7,92%. Participam da pesquisa o Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Bradesco, HSBC e Safra.

De acordo com o Procon, mesmo com as taxas estáveis, "o consumidor deve manter ainda a cautela e os empréstimos só devem ser tomados em caso de necessidade, para que não se transformem em armadilha para quem já está com o orçamento comprometido".

Empréstimo pessoal
O Bradesco foi o único banco que alterou a taxa de empréstimo pessoal, passando de 6,17% ao mês em abril para 6,19% ao mês em maio. Nos bancos HSBC (5,77% ao mês), Caixa Econômica Federal (3,51% ao mês), Banco do Brasil (4,27% ao mês), Itaú (6,02% ao mês), Safra (4,90% ao mês) e Santander (5,91% ao mês) as taxas mantiveram-se estáveis.

Cheque especial
Banco do Brasil (5,70% ao mês), Bradesco (8,76% ao mês), Caixa Econômica Federal (4,27%), HSBC (9,82%), Itaú (8,75%), Safra (8,25%) e Santander (9,87%) mantiveram a mesma taxa verificada no mês de abril

Em contato com o Terra, os bancos Safra, Bradesco, Itaú e Banco do Brasil informaram que não vão se posicionar sobre o assunto. HSBC e Caixa Econômica Federal ainda não se manifestaram sobre o assunto.

A reportagem entrou em contato com o Santander, que afirmou que "não repassou o aumento da taxa Selic para os seus produtos de crédito e busca constantemente praticar taxas competitivas em relação ao mercado".













http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idNoticia=201305081808_TRR_82201662

Nenhum comentário:

Postar um comentário