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quarta-feira, 22 de maio de 2013

Procon-SP recebe 3 mil reclamações contra bancos desde janeiro



O número de reclamações de clientes que dizem que os bancos cobraram taxas indevidas subiu 26% no ano passado na comparação com 2011. Só neste ano, o Procon de São Paulo recebeu 3 mil reclamações.

O campeão de reclamações é o Banco Itaú, com mais de mil casos. Depois, vem o Bradesco, com 948 queixas de cobrança indevida. Em terceiro lugar está o Santander e em seguida, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Citibank.“Se referem a transações não reconhecidas na sua conta corrente, um saque, uma transferência de valor, um empréstimo que o consumidor não realizou. Em relação aos cartões de crédito, um lançamento referente a uma compra que ele também não reconhece, ou então a inclusão de alguma cobrança referente, por exemplo, um título de capitalização, apólice de seguro que ele não reconhece como contrato”, explica a diretora de atendimento ao consumidor do Procon, Selma do Amaral.

O encarregado de manutenção Manuel Messias Avelino da Silva sempre checa os extratos e foi assim que descobriu um erro do banco. “Fizeram empréstimo na minha conta e foi difícil reverter a situação. Corri na minha gerente, ela correu atrás e acabou se acertando”, conta.

Se não desse certo, o jeito seria procurar algum órgão de defesa do consumidor ou até mesmo a Justiça. O motoboy Edivar Fernandes Sá sabe que tem prejuízo, mas diz que não tem tempo para resolver as pendências. “Já percebi algumas cobranças indevidas, mas não fui atrás para não perder tempo. Se perde alguns centavos e acho que não vale a pena perder tempo para correr atrás disso”.

O Itaú reconhece que o número de reclamações é alto e disse que está investindo em melhorias. O Bradesco disse que está adotando medidas para aprimorar os serviços e o Santander ressalta que as reclamações recebidas são tratadas com prioridade. Os três bancos disseram que os clientes podem procurar os canais de atendimento para fazer as reclamações.













http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2013/05/procon-sp-recebe-3-mil-reclamacoes-contra-bancos-desde-janeiro.html

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